Sopa de jerimum (abóbora) e gengibre

Compartilhado do Papacapim



Ingredientes
3 x de polpa de jerimum assado (instruções no final do post)
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 cs de gengibre fresco ralado
1 cubo de caldo de legumes (se possível sem conservantes, com pouco sódio e orgânico)
600 ml de água (ou menos, dependendo do seu jerimum)
1 cs de azeite
1 cc de óleo de gergelim (opcional mas fortemente aconselhado)

Modo de Preparo
Refogue a cebola no azeite até ficar ligeiramente dourada. Junte o alho e o gengibre e refogue mais 30 segundos. Desligue o fogo e acrescente a polpa de jerimum assado, o caldo de legumes, 500ml de água e mexa bem. Triture tudo no liquidificador até a sopa ficar cremosa e sem nenhum pedacinho de cebola ou gengibre visível.
Coloque a sopa de volta na panela e, se a consistência estiver muito grossa, acrescente mais 100ml de água. A sopa é bem espessa mas não deve ficar parecida com um purê. Aqueça a sopa e quando começar a ferver desligue o fogo. Junte o óleo de gergelim, se estiver usando, misture bem e sirva. Serve duas porções generosas.
Pra preparar o jerimum
Aqueça o forno em temperatura média/alta. Lave o jerimum, corte-o em pedaços grandes e retire as sementes.  Não precisa descascar. Coloque os pedaços em uma travessa com o lado da casca pra baixo, cubra com papel alumínio e asse até a polpa ficar bem macia. Espete um pedaço de jerimum com um garfo: se entrar sem nenhuma resistência está pronto. Deixe esfriar um pouco e recolha a polpa com uma colher. Separe 3x e guarde o resto pra outra utilização.
Assar o jerimum leva um certo tempo, mas não exige sua presença na cozinha. Você pode colocá-lo no forno e ir cuidar da sua vida enquanto ele assa. Já que você vai se dar o trabalho de assar jerimum, faça como eu: cozinhe uma grande quantidade e congele uma parte da polpa pra usar mais tarde.  A vida é tão mais fácil quando temos algumas xícaras de polpa de jerimum assado no congelador…

Comentários